Ao adquirir o plano 3G da Claro de 500kbps - que aliás, não é mais comercializado - cai na pegadinha da internet ilimitada. No começo era tudo uma maravilha , com exceção da queda constante da conexão. Passados quatro meses usufruindo das velocidades elevadas - que, muitas vezes, ultrapassava a contratada, notei uma diferença enorme na conexão. Ela não passava de 128kbps. Liguei para a central de atendimento, esperei uns 30min para ser atendido e informado de um termo contratual que, se eu tivesse sido informado antes, talvez não teria nem aderido ao plano.
Trata-se da cláusula 12.2, que traz a tona a farsa do adjetivo "ilimitada". Ela nos informa da existência de uma franquia. E o que seria essa franquia? Um limite de dados trafegados, que corresponde a 1GB. É o seguinte: se você ultrapassa o limite de 1GB de navegação (download e upload) sua velocidade é reduzida para 128kbps. Ou seja, você paga por um mês de internet de 500kbps, mas só pode usá-la por menos de um dia navegando à velocidade máxima constante.
Tá bom, não é todo mundo que faz 1GB de download em um dia. Mas, em uma semana ou duas, esse limite vai ser ultrapassado, até porque algumas atualizações necessárias do SO e de alguns programas são bem pesadinhas. Esse assunto vem tomando conta dos quatro cantos da web já que você não pode simplesmente cancelar o plano. É que em outra cláusula você contrata o plano pelo período mínimo de 12 mêses. Caso contrário, pagará uma multa contratual - que é relativa ao tempo restante para o contrato expirar.
Existem comunidades formadas por usuários que se sentiram lesados pela falta de informação na hora da adesão que protestam contra o abuso das empresas. Muitos deles já abriram processos na justiça e sairam vencedores. Há também sites com dicas de como "burlar" seu contrato e até tutoriais ensinando como se livrar da operadora sem pagar multa contratual e ainda receber indenização.
Essa franquia é uma característica comum entre as grandes fornecedoras de 3G aqui no Brasil (óbvio). Algumas empresas possuem planos com uma franquia maior, como é o caso da Vivo, com franquia de 2GB, e da Oi, com até 10GB.
Se você pensa em abandonar seu bom e velho cabo azul da alegria apenas porque quer aderir a modinha 3G, pense duas vezes. Internet móvel tem grandes vantagens, porém tem desvantagens ainda maiores.
Escolher um plano de internet 3G requer, além de muito consulta sobre custo/benefício, atenção na hora de assinar aqueles contratos com palavras miúdas que podem fazer com que você venha a se arrepender mais tarde assim como eu.
Nota: Sou usuário da Claro 3G de 500kbps a um ano. Como citei, no início era excelente, pois ainda não havia sofrido redução de velocidade por causa da franquia. Só fui informado da sua existência quando liguei para o suporte pra saber por que minha conexão estava lenta. Recorri ao PROCON e de nada adiantou. Lendo um desses sites que dão algumas dicas de como se livrar do plano de forma legal, descobri que a operadora oferece um período de "pausa do serviço" que pode ser solicitado uma vez por ano com um prazo mínimo de 30 dias e máximo de 90 dias. Durante esse tempo, você fica isento dos serviços e, consequentemente, da fatura.
Por essas e outras que continuo com meu cabo azul! xD
ResponderExcluir